Turquia – Já se passaram quase cem anos desde que uma nova igreja cristã foi construída no território da Turquia. Foi anunciado que em fevereiro deste ano começará a edificação da primeira igreja, na República da Turquia desde 1923.

Acabou de ser anunciado por Bulent Kerimoglu, prefeito de Bakirkoy, o distrito de Istambul, onde a nova igreja será construída. A notícia foi confirmada aos jornalistas após uma reunião entre o próprio Kerimoglu e Yusuf Cetin, Metropolita da Igreja Ortodoxa Síria na Turquia. As obras durarão no máximo dois anos. A nova igreja será construída no distrito de Bakirkoy Yesilkoy, em uma área próxima ao Aeroporto Internacional de Ataturk, e terá capacidade para cerca de 70.000 pessoas.

A construção da nova igreja já havia sido anunciada em 2015 pelo então primeiro-ministro Ahmet Davutoğlu, em uma reunião no palácio de Dolmabahçe com representantes de minorias religiosas não-muçulmanas turcas. Naquela época, a comunidade cristã ortodoxa síria presente na Turquia experimentou um aumento no número de fiéis, com a chegada de refugiados da Síria devastada pela guerra.

Nos últimos anos, tem havido vários gestos de boa vontade por parte dos líderes políticos turcos em relação às comunidades cristãs siríacas, muitos observadores falam de um “plano turco” para propor a Turquia como uma nova “pátria” para muitos cristãos. Sírios que residem na Síria e na Europa, e cujos ancestrais se estabeleceram em território turco.

Nos primeiros anos do conflito sírio, as autoridades turcas tinham estabelecido Mydiat (enclave histórico-cristã siríaca, na província de Mardin) um campo de refugiados reservado para os cristãos sírios, capaz de acomodar 4.000 refugiados.

Atualmente, existem cerca de 25.000 cristãos sírios que vivem na Turquia, concentrados principalmente em Istambul. Muitos deles vivem nas áreas próximas ao local onde a nova igreja será construída.

Fonte: Buenas nuevas

Facebook Comments